12/11/2013 09h50 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Técnicos do Governo do ES fiscalizaram mais de 30 obras do Programa Nossa Casa em 2013

Com objetivo de acompanhar de perto o cumprimento de todas as etapas previstas nos projetos de construção de unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb) realizaram mais de 30 visitas durante o ano de 2013. Por meio das fiscalizações, engenheiros e arquitetos do Governo do Estado fazem o acompanhamento dos convênios firmados com os municípios tanto para a construção de unidades habitacionais como para realização de projetos de infraestrutura básica – como pavimentação, e implantação de estações para tratamento de água e esgoto.
A ação faz parte do Programa Nossa Casa, que tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.
A diretora presidente do Idurb, Raquel Lessa, ressalta que as visitas são realizadas em todos os municípios que possuem obras do Programa Nossa Casa. “Todas as casas serão entregues a cidadãos capixabas e nosso objetivo é proporcionar sempre mais segurança, conforto e bem-estar às famílias beneficiadas e que irão ocupar esses imóveis”, destacou.
Desde 2011, o programa já beneficiou 2.068 famílias em vários municípios capixabas, com investimento de R$ 64,3 milhões e a previsão é de que até o segundo semestre de 2014 mais 2.032 unidades habitacionais sejam entregues, beneficiando 1.588 famílias de áreas urbanas e 474 em áreas rurais, com investimento superior a R$ 60 milhões, sendo R$ 23,8 milhões de recursos de Tesouro Estadual e a diferença do Governo Federal.
Serão beneficiados os municípios de Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Apiacá, Alegre, Guaçuí, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Sooretama, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Águia Branca, Vila Pavão, Itaguaçu e Itarana.
De acordo com o diretor técnico do Idurb, Paulier Storch, as visitas são feitas periodicamente e, dentre outras ações, visa identificar se as obras estão sendo feitas de acordo com as especificações do projeto. “ Verificamos as medidas das casas, os materiais que estão sendo usados, tudo para garantir a qualidade da obra”, disse Paulier.

Programa Nossa Casa

O Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único, com atendimento prioritário para famílias do Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nos aglomerados do Programa Estado Presente.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini