17/06/2015 13h34 - Atualizado em 18/08/2015 14h16

Trânsito é modificado em Vila Velha para obras de macrodrenagem

A partir desta quinta-feira (18), ruas dos bairros Nova América, Guaranhuns e Boa Vista, em Vila Velha, terão seus fluxos de tráfego modificados para a remoção e reconstrução de três pontes sobre os canais Marinho, Guaranhuns e da Costa.

As intervenções fazem parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana. O objetivo é reduzir significativamente as áreas alagáveis dos municípios, levando mais qualidade de vida e segurança aos moradores da região.

Interdições

No bairro Nova América, durante os próximos seis meses, a Rua Valério Coser estará parcialmente interditada a partir da altura da Rua Francisco Severo Cortelleti. Já na Avenida Ana Meroto Stefanon será criada uma alça para garantir o fluxo de veículos e mobilidade da região.

Já para a construção da ponte sobre o canal Guaranhuns, o cruzamento das ruas Moacir Gonçalves e José Gabriel Marques Filho, no bairro Praia das Gaivotas, será totalmente bloqueado. Outra interdição, agora no cruzamento da Moacir Gonçalves com a Avenida Sérgio Cardoso terá bloqueio parcial, permitindo o trânsito em meia pista, assim como permanecerá a José Gabriel Marques Filho ao longo de sua extensão.

Para as obras sobre o Canal da Costa haverá a interdição total do cruzamento da Rua Sete de Julho com a Avenida Santa Leopoldina, em Boa Vista. O cruzamento ficará interditado durante cinco meses para a realização desta obra.

Segundo o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, a remoção das pontes se faz necessária para melhorar o escoamento da água. “Nosso objetivo é melhorar a vazão da água. Hoje as pontes, da forma como estão, dificultam o fluxo em dias de grande volume d’agua, uma vez que elas afunilam os canais”, explicou.

O secretário ressaltou que a população vai sentir os incômodos das obras, mas que os resultados serão muito recompensadores. “Vamos trabalhar para reduzir significativamente os alagamentos em Vila Velha. Esse é um desejo antigo de todos, mas para isso, precisaremos interferir um pouco na rotina de alguns pontos da cidade”, afirmou.

Macrodrenagem

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb-ES), está realizando o maior investimento em macrodrenagem da Região Metropolitana. Vila Velha, Cariacica e Viana vão receber aproximadamente R$ 350 milhões em intervenções. Os investimentos são oriundos de uma parceria do Governo Estadual junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica.

As intervenções têm como objetivo reduzir as inundações, melhorar a circulação pública além da segurança das pessoas, redução das doenças transmitidas pelas águas dos alagamentos, diminuição de danos ao patrimônio público e privado, além de incentivar a instalação de atividades econômicas e permitir a utilização de áreas saneadas para o lazer da população.

As obras foram consideradas prioritárias pelo planejamento estratégico do Estado. As intervenções mais importantes, segundo o secretário João Coser, são alargamentos dos canais, substituições de pontes estreitas por outras maiores, instalação de comportas e estações de bombeamento. A expectativa é executar essa primeira etapa das obras em até 36 meses.

Início das obras

Durante as comemorações do aniversário de 480 anos de Vila Velha, no dia 23 de maio, o governador Paulo Hartung, assinou a ordem de serviço para início das intervenções nos bairros Guaranhuns, Boa Vista e Nova América. São obras de reconstrução e ampliação da ponte sobre o Canal Guaranhuns, do pontilhão do Canal da Costa e da ponte sobre o Rio Marinho. Juntas as obras somam R$ 2,8 milhões.

Diálogo

O secretário tem recebido em seu gabinete lideranças comunitárias e participado de audiências públicas nos bairros que passarão por intervenções. A intenção é explicar os objetivos das obras, como e onde as intervenções vão acontecer, como as atividades vão interferir na vida da comunidade e quais benefícios vão trazer após a conclusão.

Para o secretário, o diálogo com as comunidades é fundamental para o sucesso do projeto. “A sociedade precisa estar envolvida em todas as etapas do processo. Por isso vamos estar sempre próximos. Os moradores de Guaranhuns, por exemplo, precisam saber que vamos ampliar a seção da ponte que hoje tem 6m para aproximadamente 15m. Isso vai melhorar o escoamento da água, especialmente em dias de fortes chuvas”, explicou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb
Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128
loureta.samora@sedurb.es.gov.br /comunicasedurb@gmail.com

Lícia Mendonça – Imprensa
(27) 3636-5021
licia.mendonca@sedurb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard