08/05/2009 12h31 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Trecho da BR 262 em Viana recebe nova iluminação

O trecho entre os quilômetros 20 e 22 da BR 262, em Viana, ganhou nova iluminação. A melhoria foi inaugurada na noite desta quinta-feira (07), em solenidade que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e da prefeita de Viana, Ângela Silas.

O governador Paulo Hartung afirmou que todos os municípios capixabas estão recebendo investimentos do Governo do Estado, que tem como prioridade promover o desenvolvimento harmônico e de acordo com as vocações de cada região. “Estamos presentes nos 78 municípios do Estado, com obras e ações nos mais variados setores”, afirmou, lembrando que Viana também vem recebendo um conjunto significativo de investimentos.

Hartung ressaltou que o Governo está construindo a Rodovia Leste-Oeste, que vai ligar os municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana, proporcionando mais conforto, rapidez e segurança nos deslocamentos feitos na região. “Também estamos realizando duas importantes intervenções viárias em Viana, construindo vias paralelas à BR-262, próximo aos bairros de Areinha e de Marcílio de Noronha. São obras que vão aumentar a mobilidade dos moradores do município”, disse.

O evento foi realizado na Praça Central, em frente à Prefeitura de Viana. Este investimento do Governo do Estado – de R$ 467,8 mil – e outros realizados por meio de convênios entre os municípios e a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foram destacados pelo secretário Paulo Ruy.

Investimentos

“A Sedurb completou dois anos de criação e com certeza ampliou as parcerias entre o Estado e os municípios capixabas. Até o fim de 2008, realizamos 100 convênios com várias prefeituras. São mais de 60 obras concluídas pelo Estado, como esta que estamos inaugurando hoje, que trará mais segurança para a população que circula por esse trecho da BR 262 e que contempla o acesso ao Complexo Penitenciário”, observou o secretário.

Carnelli ainda lembrou que estão sendo revertidos R$ 6,6 milhões, por meio do Programa Águas Limpas, para que a sede do município possa alcançar 100% de cobertura em coleta e tratamento de esgoto. “Além do investimento em água e tratamento de esgoto, a Sedurb também está realizando a pavimentação de mais de 60 ruas em vários bairros de Viana”, disse.

Ângela Sias, ressaltou a importância do empreendimento. “Tenho muito orgulho de ver essa obra inaugurada, melhorando as condições de circulação de veículos e pedestres. Essa parceria do Governo do Estado foi essencial, pois esse investimento não caberia no orçamento do município”.

No total, foram instalados 67 postes em dois quilômetros da BR 262, sendo que os seis na área de acesso ao Complexo Penitenciário de Viana estão equipados com luminárias para lâmpadas a vapor de sódio de 150 watts, com maior potência, a fim de oferecer mais segurança.

Convênios

Também estão sendo realizadas em Viana obras em quase 60 ruas e avenidas, que somam aproximadamente 10 quilômetros de drenagem e pavimentação nos bairros Araçatiba, Areinha, Bom Pastor, Campo Verde, Caxias do Sul, Centro, Eldorado, Ipanema, lagoa Azul, Marcílio de Noronha, Morada de Bethânia, Nova Bethânia, Nova Viana, Primavera, Soteco, Vila Nova e Universal. O investimento total é de R$ 3,8 milhões, dos quais R$ 3 milhões são recursos do Governo do Estado.

Nos 100 convênios celebrados entre a Sedurb e 50 municípios capixabas até o fim do ano passado, já foram investidos R$ 57,5 milhões. Do total de convênios, 67 já foram concluídos e quase R$ 50 milhões já foram liberados. São obras de asfaltamento, pavimentação, urbanização, construção de passarela e calçadão, esgotamento sanitário, contenção de encosta, entre outras.

Assessoria de Comunicação/Sedurb
Cynthia Silva