22/11/2010 13h30 - Atualizado em 18/08/2015 11h05

Último dia da Feira do Verde com grande movimentação nos estandes do Governo Estadual

Centenas de pessoas compareceram aos estandes do Governo do Estado neste domingo (21), último dia de exposição de trabalhos e projetos na 21ª Feira do Verde, realizada ao longo de seis dias na Praça do Papa, em Vitória. Populares de diferentes faixas etárias concentraram-se ao redor de balcões e mesas de exposição, participaram de atividades interativas, assistiram a vídeos e teatros explicativos e saíram levando conhecimento sobre os projetos desenvolvidos no Espírito Santo, além de panfletos, folderes e brindes ecologicamente corretos.

No espaço destinado à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) a procura também foi grande durante todo o dia. Os visitantes, inclusive, chegaram a organizar duas longas filas para ganharem o kit explicativo do projeto “Espírito Santo sem Lixão” e das obras da Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Subinfra).

O sucesso do estande ainda foi sustentado pela sacola ecológica distribuída à população. O brinde circulou por toda a feira chamando a atenção de inúmeras pessoas. Houve até quem saiu de casa unicamente para ganhar o brinde, como no caso da estudante Mariana Pimentel, que recebeu a última sacola retornável.

“Tem dois dias que estou vindo de casa até aqui atrás dessa sacolinha. Via todo mundo andando com ela mas não sabia onde encontrar. Agora, no último minuto, eu consegui uma”, comemorou a jovem, que ainda saiu satisfeita com os trabalhos desenvolvidos pelo Governo Estadual. “Acredito que o Espírito Santo realmente precisa de todos esses projetos, principalmente nos municípios que registram mais cheias ou sofrem com as secas. Eu achei ótimo mesmo, muito bom”.

No estande da Secretaria, a população conheceu de perto dois dos principais projetos desenvolvidos pelo Governo por intermédio da Sedurb: o Espírito Santo sem Lixão, que prevê a desativação de lixões existentes nas três regiões contempladas – Doce Oeste, Norte e Sul Serrana, e o plano de contenção de enchentes, redução dos efeitos da chuva, e desassoreamento de rios na Grande Vitória comandado pela Subsecretaria de Infraestrutura Hídrica (Subinfra).

Satisfeitos, populares que passaram pelo local e também assistiram ao vídeo do “ES sem Lixão”, elogiaram a iniciativa do Estado em implantar os sistemas regionais para Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos com a construção de aterros sanitários, estações de transbordo e pontos de tratamento do lixo, além do desenvolvimento de toda uma logística de transporte do material coletado nas cidades.

“Foi a primeira vez que vim à Feira do Verde. Sou de Eunápolis, na Bahia, mas acho que esses projetos vão ajudar sim o Espírito Santo, a população daqui. Cheguei aqui no Estado para visitar alguns familiares e acabei vindo ver a feira. E também quero ganhar a sacolinha. Entrei na fila e quero ganhar uma para levar para minha casa lá na Bahia”, ressaltou a doméstica Maria José.

Outra que saiu satisfeita do estande a costureira Terezinha Ramos Carneiro. A profissional declarou que tem o costume de utilizar sacos retornáveis e afirmou que a sacolinha que ganhou da Sedurb já tem destino: o supermercado. “Cheguei aqui faz pouco tempo, mas estou gostando muito. O estande e as sacolinhas são maravilhosos. Se todo mundo optasse por usá-las não tinha tanta poluição no meio ambiente. Eu já tenho em casa, mas vou levar essa que ganhei para supermercado”.

Curiosas, várias crianças também foram para frente da televisão e assistiram ao vídeo animado do projeto. Atraídas pelos caminhões coloridos e homens representados por bonecos, meninos e meninas ouviram atentamente os dois minutos do filme explicativo, de fácil entendimento, didático e rico em ilustrações.

“Além das informações que foram de fato importantes, as crianças ficaram curiosas e acabaram aprendendo muito. Acredito que a feira deveria ser estendida por mais dias. As pessoas deveriam aprender mais, porque quando aprendem, elas se tornam educadas passando a colaborar ainda mais com o Estado”, destacou a funcionária pública Daniele Souza.

Mesmo com o final da Feira do Verde, os estandes seguiram recebendo as últimas visitas. Para a auxiliar de importação Letícia Silva, o evento se destaca por apresentar temáticas variadas e estandes dos mais diversos assuntos. “Todo ano tem estandes diferentes e novos. Eu gosto muito da feira e os projetos do Governo são muito bons. Tudo o que vem para favorecer as cidades, as pessoas e os bairros é sempre bem-vindo”.

A 21ª Feira do Verde começou na noite da terça-feira (16) e terminou no início da noite deste domingo (21). Com o tema “Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável”, o evento apresentou seminários, palestras, encontros de associações atuantes na área e diversas outras atividades para todas as faixas etárias.

Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani