10/09/2013 11h17 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Viana recebe investimentos de quase 8 milhões em infraestrutura urbana: 52 vias pavimentadas em 18 bairros atendidos

Em mais uma ação nas áreas atendidas pelo Programa Estado Presente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), investe quase R$ 8 milhões em obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas, fruto de dois convênios firmados com a Prefeitura Municipal, contemplando 52 vias em 18 bairros no município de Viana.

Com as fortes chuvas registradas no município, a população passa por problemas em relação à dificuldade de acesso adequado para sair de casa e até mesmo para utilizar os serviços públicos oferecidos de locomoção. Para atender as necessidades da população frente a este panorama, a SEDURB firmou dois convênios com a Prefeitura do município, com investimentos de R$ 1.837.683,87 e R$ 6.058.492,12 beneficiando, respectivamente, aproximadamente 8 mil pessoas que trafegam diariamente pelas vias. Além da pavimentação e drenagem de diversas ruas no município que ainda não contavam com este serviço, os convênios contemplam a recuperação da pavimentação e drenagem de demais vias e melhorias em travessias de córregos no município de Viana.

Os dois projetos somados contemplam diretamente 52 vias em 18 bairros: Antártica, Areinha, Arlindo Villaschi, Campo Verde, Eldorado, Ipanema, Marcílio de Noronha, Morada de Bethânia, Nova Bethânia, Primavera, Soteco, Universal, Vale do Sol, Vila Nova, Ribeira, Industrial, Canaã e Vila Bethânia.

Toda essa área atendida soma 63.877,64 m² de intervenções, o equivalente à 9,125 km de drenagem e pavimentação, atendendo mais de 8 mil pessoas.

Além de melhorar o escoamento das águas, as ações também promovem o crescimento e desenvolvimento da região, fomentando o aumento da economia e valorização física dos locais a serem contemplados pelas intervenções, afirma o secretário da (SEDURB) Iranilson Casado. “Estamos levando infraestrutura urbana para 18 bairros e contemplando 52 vias. Esperamos que com esta ação a população beneficiada valorize ainda mais o local onde vivem. Estas intervenções estão sendo realizadas em áreas que fazem parte do aglomerado do Estado Presente”, pontua Casado.

O Prefeito de Viana Gilson Daniel Batista comentou sobre a importância dos investimentos do Governo na região, afirmando que o município tende a crescer tanto em economia como em qualidade social.

"É muito importante essa parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras da Grande Vitória. Em Viana, esses investimentos vêm contribuir para a melhoria no comércio e no acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura. A população se mostra muito satisfeita com as intervenções realizadas, é um passo ainda maior para o crescimento de Viana", afirmou Gilson.

Programa Estado Presente

Obras oferecem qualidade de vida à moradores das regiões

Ruas pavimentadas, com sistema de drenagem e moradia contribuem para que pessoas vivam com mais qualidade de vida, segurança e dignidade. A SEDURB tem realizado grandes investimentos nessas áreas regiões menos privilegiadas localizadas em aglomerados do Estado Presente. Já foram investidos R$ 128 milhões para realização de obras como pavimentação e drenagem de vias, beneficiando mais de 200 ruas, em 10 municípios do Estado.

Além de Viana, outro município beneficiado é Vila Velha com a pavimentação e drenagem de várias vias na região da Grande Terra Vermelha. As obras contam com um investimento superior à R$15 mil. No bairro Terra Vermelha, por exemplo, as obras de pavimentação e drenagem irão atender 26 ruas, dando mais conforto, saúde e contribuindo para o crescimento econômico local. De acordo com a programação, as obras serão concluídas ainda este mês.

Os bairros que recebem as intervenções possuem infraestrutura precária ou precisam de melhorias em suas ruas e drenagens. Em períodos chuvosos, os alagamentos são constantes, o que impede o tráfego de veículos e pessoas, além de causar grandes prejuízos materiais e afetar a saúde da população por incidência de doenças.

Os bairros Nova Rosa da Penha, Flexal I e II, Nova Esperança e Jardim Campo Grande, em Cariacica, também estão recebendo investimentos para realização de obras de drenagem e pavimentação, contemplando mais de 80 vias e com investimento superior à R$ 30 mil.
No município de São Mateus, a intervenção contou com investimento de mais de R$ 1,7 milhão. O empreendimento contemplou diversas ruas situadas nos bairros Bonsucesso I, II, Airton Senna, Aroeira e Nova São Mateus, beneficiando 2.785 pessoas e contribuindo para segurança, mobilidade e bem estar dos moradores do município.

Com um investimento superior a R$ 15 milhões a Sedurb construiu mais uma importante ponte em Linhares. A ponte é a principal alternativa de acesso entre os bairros Interlagos, Shell e Centro da cidade. Com o trajeto, motoristas e pedestres não têm necessidade de, obrigatoriamente, passar pela BR 101, onde o fluxo de veículos – principalmente carretas, já é intenso nos dois sentidos.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini