15/04/2011 07h13 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Vídeo do projeto ‘ES sem Lixão’ recebe ‘Prêmio Voto Popular’

O projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’, da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), recebeu o Prêmio Voto Popular, que por meio da premiação de campanhas e peças publicitárias merecedoras de destaque, visa ao aprimoramento da propaganda no Brasil.

O prêmio aponta o reconhecimento à iniciativa do Governo do Espírito Santo em criar um projeto que visa à implantação de Sistemas Regionais para Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e ainda erradicar os lixões existentes em território capixaba. A campanha foi criada e produzida pela R/Com Propaganda e veiculada no fim do ano de 2009. O VT recebeu o Prêmio Voto Popular About – Bronze 2010, na categoria Serviços Públicos II – Poderes Públicos.

O VT ‘ES sem Lixão’, de 45 segundos mostra um ambiente no qual um urubu, feito em animação 3D, interage com o personagem interpretado por um ator capixaba. A mensagem passada ao telespectador é a importância de destinar o lixo em local correto: um aterro sanitário. Além disso, enfatiza os prejuízos causados ao meio ambiente e à saúde da população quando os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são jogados em lixões.

Além do VT, a campanha contou ainda com inserções em rádios, além de outdoor, busdoor e anúncios em jornais impressos. Os certificados de premiação foram entregues na última semana, no Espaço APAS, Lapa, em São Paulo.Na premiação são mencionados o Governo do Espírito Santo, projeto “Espírito Santo sem Lixão”, a agência RCom Propaganda e a Vitória Vídeo.

Projeto Espírito Santo sem Lixão

O Projeto irá implantar infraestrutura para a destinação final adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), dos municípios integrantes das regiões Norte, Noroeste e Sul do Estado.

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, está investindo aproximadamente R$ 50 milhões para viabilizar os Sistemas Regionais que serão compostos por estações de transbordo, logística de transportes, e aterro sanitário regional.

A gestão e a regulação dos sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios. Esses sistemas serão construídos com os recursos estaduais e operados em regime de concessão, por empresas especializadas.

Prêmio Voto Popular

O Prêmio Voto Popular abrange a inscrição de seis tipos de peças publicitárias - comerciais, comerciais de rádio, anúncios de mídia impressa, peças de mídia digital e peças para mídia outdoor e indoor — e de campanhas (de televisão, cinema, rádio, mídia impressa, outdoor e indoor e combinadas, com ou sem material promocional de apoio.

O júri do Prêmio Voto Popular 2010 foi constituído exclusivamente por pessoas representativas dos diversos segmentos de consumidores, sem nenhuma ligação direta ou indireta com o mercado publicitário, os veículos de comunicação, a indústria cultural e a área de marketing das empresas. Foi formado por pessoas recrutadas na Grande São Paulo, no total de 24 membros, representando as classes econômicas A, B e C (do Critério Brasil), metade homens e metade mulheres, das seguintes faixas de idade: 10-15, 18-24, 28-35 e de mais de 40 anos.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani