16/07/2015 14h14 - Atualizado em 04/05/2016 16h34

Emoção marca entrega de casas em Jerônimo Monteiro

próprias, em Jerônimo Monteiro, realizada na manhã desta quinta-feira (16). As unidades foram construídas graças a uma parceria entre os governos Federal e Estadual, por meio dos programas Minha Casa Minha Vida e Nossa Casa. Como diferencial esse conjunto habitacional beneficiou apenas famílias chefiadas por mulheres que residiam em áreas de risco ou insalubres, que estavam desabrigadas ou ainda que tenham pessoas com deficiência.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), Solange Lube, participaram do ato.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marta Maraboti Binotti, destacou a alegria de todos do município pela entrega. Segundo ela, as famílias se envolveram em todos os processos de construção das unidades e estavam ansiosas pela entrega das casas. "Lutamos muito para que tudo isso acontecesse. Desejo que vocês sejam muito felizes aqui", afirmou.

Solange Lube lembrou a união de esforços que tornou possível chegar a esse momento. "Toda entrega habitacional significa levar condição de moradia mais digna a quem precisa. Estar no serviço público vale a pena quando conseguimos melhorar a vida das pessoas", explicou.

O prefeito de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fosse, ressaltou a importância do ato para aquelas famílias. "A partir de agora vocês são as donas nessas casas. Não precisam mais pagar aluguel ou depender de favores. Ao entregar essas casas estamos entregando também respeito, qualidade de vida e dignidade para vocês criarem seus filhos", afirmou.

O secretário João Coser também destacou a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para concretização do sonho daquelas famílias. "Toda entrega de casas é um ato de muita emoção. Trabalhamos sempre para beneficiar as pessoas que mais precisam e com isso gerar mais dignidade e respeito. Desejo em meu nome e de todo Governo do Estado que vocês sejam felizes nesse espaço".

Alegria

A dona de casa Maria Helena do Nascimento Araújo, de 59 anos, não conteve a emoção. "Essa é minha primeira casa própria. Nunca imaginei que um dia teria a minha. Estou muito feliz. Agora quero deixar tudo do meu jeito", comemorou.

Já a aposentada Heloísa Basílio afirmou que receber a casa foi a melhor coisa que aconteceu em toda sua vida. "É muita alegria. Criei meus filhos sozinha, tenho problemas de saúde e recebo salário mínimo. Não teria condições de ter uma casa própria. É uma grande ajuda para a população que precisa".

Investimento

No total foram investidos R$ 1.404.000,00 sendo que o Governo do Espírito Santo, por meio do Idurb-ES, entrou com repasse no valor de R$ 429.000,00.

As unidades têm aproximadamente 44,08 m², sendo compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada uma custou R$ 36.000,00, mas, para as famílias selecionadas, as unidades tiveram custo zero.

Nossa Casa

O Programa Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com os recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposições de unidades habitacionais isoladas.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb
Loureta Samora